28 de ago. de 2010


CTG

Os Centros de Tradições Gaúchas (CTG) são sociedades civis sem fins lucrativos, que buscam divulgar as tradições e o folclore da cultura gaúcha tal como foi codificada e registrada por folcloristas reconhecidos pelo movimento.
Ele teve sua origem por volta de 1947 quando um grupo de oito amigos se reuniu para apresentar uma proposta de esperança, pois naquela época, por conseqüência de guerras e por influência da cultura e da moda americana, a juventude voltou às costas para as suas raízes culturais. Esses oito então fundaram o Centro de Tradições Gaúchas para resgatar o tradicionalismo e amor pelo Rio Grande.
Diferenciam-se de Departamentos de Tradições Gaúchas, porque esses últimos geralmente estão ligados a alguma instituição.
Visam à integração social dos seus participantes, os tradicionalistas, ao resgate e à preservação dos costumes dos gaúchos, através das danças, do churrasco, de festas, declmações, apresentações artíticas, da chama crioula, da invernada ,de esportes, etc. Existem muitos Centros de Tradições Gaúchas no Brasil, mas principalmente no estado do Rio Grande do Sul.Na nossa cidade, Feliz temos o CTG Rancho Feliz, localizado ao lado da Escola EStadual Maria Saturnina Ruschel.
Alunas: Bruna Scholl, Francine Frozi e Jéssica Sehnem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário