1 de set. de 2010

A indumentária Gaúcha na história

Traje Indígena: quando o homem chegou à América encontrou nos campos, índios missioneiros e índios cavaleiros. Os Missioneiros se vestiam, conforme sua moral jesuíta. Passaram a usar os calções euroupeus e em seguida a camisa. A mulher missioneira, usava um longo vestido formado por dois pano consturados entre si, deixando apenas duas aberturas para os braços e uma para o pescoço.
Os índios cavaleiros eram assim chamados, porque se adonaram do cavalo trazido pelo branco, desenvolvendo uma surpreendente técnica de amostramento e equitação.

Traje Gaúcho - Patrão das Vacarias e Estancieira Gaúcha: o primeiro estancieiro riograndense, tinha mais dinheiro e se vestia melhor. Trajava-se basicamente à européia, com a braga e as ceroulas de crivo.
A mulher desse rico estancieiro, usava botinhas fechadas, meias brancas ou de cor, longos vestidos de seda ou veludo, mantilha, chalé ou sobrepeliz, grande travessa prendendo os cabelos enrolados e o leque.

Peão das Vacarias e China das Vacarias: o traje do peão dsa vacarias destinava-se a proteger o usuário e a não atrapalhar a sua atividade - caçar o gado e cavalgar.
O peão das vacarias não era de muito luxo. Só usava ceroulas de crivo e andava de pernas nuas como os índios. Na cabeça, usava a fita dos índios, prendendo os cabelos com lenço, ou toca.
A mulher vestia-se pobremente, uma saia comprida, rodada, de cor escura e blusa clara ou desbotada com o tempo. Pés e pernas descobertas e usavam bombachinhas, que eram as calças femininas da época.

Traje Gaúcho - Chiripá Farroupilha e Saia e Casaquinho: o chiripá dessa nova fase é em forma de grande fralda, passada por entre as pernas. Este adapta-se bem ao ato de cavalgar e essa é certamente a explicação para o seu aparecimento. Com isto, fica claro que o Chiripá Primitivo era de origem índigena. Já o Chiripá Farroupilha é inteiramente gaúcho. Esse traje não é nem muito curto e nem muito comprido, tendo o joelho como o limite, ao cobrí-lo.
A mulher usava saia e casaquinho com discretas rendas e enfeites. Tinham as pernas cobertas com meias, usavam o cabelo solto ou trançado, para as solteiras e em coque para as senhoras. Os sapatos erma fechados e dicretos.
Os homens usavam as esporas, as ceroulas que erma colocadas no cano da bota. Usavam também camisa sem botões, de gola e mangas largas, jaleco de lã ou de veludo, e às vezes a jaqueta, com gola e manga de casaco.

Traje Gaúcho - Bombacha e Vestido de Prenda: a bombacha surgiu com os turco e veio para o Brasil usada pelos pobres na Guerra do Paraguai. Até o começo do século, usar bombachas em um baile, seria um desrespeito. O gaúcho viajava à cavalo, trajando bombachas e trazia as calças "cola fina", dobradas em baixo dos pelegos, para frisar.
A correta bombacha é a de cós largos, sem alças para a cinta e com dois bolsos grandes nas laterais, de cores claras para ocasiões festivas, sóbrias e escuras para viagens ou trabalho.
A camisa é de um pano só, no máximo de pano riscado. Em ambiente de maior respeito usa-se o colete, a blusa campeira ou o casaco. O lenço do pescoço é atado por um nó de oito maneiras diferentes e as cores branco e vermelho são as mais trdicionais.


Alunas: Aline, Jaqueline e Morgana

Nenhum comentário:

Postar um comentário